Medicina Integrada

A integração da medicina convencional com as medicinas complementares (Medicina Tradicional, Homeopatia, Terapia Quântica) surge com o intuito de alargar os cuidados de saúde e de aumentar as possibilidades de tratamento para cada animal. Embora ambas as medicinas tenham como base diferentes formas de diagnóstico e diferentes vias de tratamento, ao integrá-las obtemos um papel cooperativo e conseguimos certamente um tratamento mais completo e uma visão mais integrada do animal.

 

 Em situações clínicas agudas, a medicina convencional é bastante apropriada, já em situações clínicas mais complexas existem algumas doenças que respondem de forma fraca à terapia como são os casos crónicos e recidivantes. Nestes casos, é útil o recurso às terapias complementares, já que uma das maiores vantagens destas medicinas é evitar as agudizações da doença crónica. Sendo importante referir que muitas soluções terapêuticas complementares, se enquadram em casos agudos, ajudando a reverter mais rapidamente o quadro.

 

É de senso comum que as medicações convencionais são bastante eficazes, mas que algumas podem originar efeitos secundários insatisfatórios. Nestas situações os tratamentos complementares podem prevenir a prescrição de medicamentos fortes, bem como diminuir o tempo em que são utilizados.

Outra importante vantagem da integração é em casos oncológicos, nos quais o tratamento complementar auxilia na diminuição dos efeitos secundários da quimioterapia e sustentação do sistema imunitário.

 

Todas as terapias complementares reduzem a necessidade de medicamentos convencionais e aumentam a eficácia de uma terapêutica integrada. A homeopatia utiliza medicamentos não tóxicos, sem efeitos secundários, facilidade de administração, e têm um custo mais reduzido, quando comparado com medicamentos convencionais. O biofeedback por ser um método não-invasivo é muito confortável e relaxante e não tem contra-indicações nem efeitos secundários nocivos. A acupuntura por ser uma prática segura, que não interfere com outras medicações ou tratamentos.

 

Para esta perspectiva holística torna-se importante conhecer o animal, não só através da doença, mas também pelo seu historial de vida, procurando a raiz da doença.

Na nossa clínica, os tratamentos complementares que apresentamos são:

 

Homeopatia      Medicina Tradicional Chinesa     Biofeedback - Terapia Quântica

 

URGÊNCIAS 24h

919+201+513

CVMI 2017

Todos os direitos reservados

2ª a 6ª - 10h-13h e 15h-20h

Sábado - 10h-13h e 15h-18h

214+569+009

214 569 009

919+201+513 (24h/dia - todos os dias)

cvmi@cvmi.pt

Rua da Alemanha, 189-B

Quinta de S. Gonçalo

2775-397 Carcavelos